2 Serve pra quê? - Sombras

Oi, gente!! Bom dia!!
Prometo e prometo que não vou sumir, mas acabo sumindo, né!
Desculpem, mas tava tudo muito corrido!
Agora eu não sumo mesmo, parei de trabalhar (era temporário) e vou ter bastante tempo pra me dedicar a vocês.
Por isso, o nosso lindo "Serve pra quê?" está de volta com tudo!!

Então chega de papo e vamos direto ao assunto do post de hoje:

E A SOMBRA, SERVE PRA QUÊ??

Foto: Blog Pop Dicas

A sombra exerce diversas funções na maquiagem. Ela serve para colorir, iluminar, dar profundidade ao olhar, aumentar ou diminuir, disfarçar características específicas de cada tipo de olho, enfim, trata-se de um elemento super curinga na nossa make diária.

Existem várias técnicas de sombreamento na maquiagem, cada uma referente a uma dessas funções.
Lei básica da sombra na nossa make: sombra clara aumenta e sombra escura diminui. Logo, se você quer iluminar/aumentar alguma parte do seu olho, use sombras mais clarinhas, e se quiser escurecer/diminuir, prefira as mais escurinhas.

Uma das técnicas de sombreamento mais utilizadas na make é a marcação do côncavo. O côncavo é aquele ossinho que tem bem no meio da nossa pálpebra móvel e fazer a marcação dele (normalmente com sombras mais escuras) serve para dar profundidade ao olhar.
No entanto, ao contrário do que se pensa, a marcação do côncavo não é fundamental na nossa make, porque nem todo mundo precisa dessa profundidade ao olhar (ou mesmo, nem gosta).

Como existem vários tipos de olhos, a gente pode utilizar a sombra de acordo com o que mais pode nos valorizar. Assim, aqui vai uma ilustração de alguns tipos de olhos e como aplicar a sombra da maneira mais adequada:



- Nesse primeiro desenho, é o caso da pálpebra gordinha/caída o meu tipo!.  O ideal aqui é aplicar a sombra na diagonal, usando tons escuros nas extremidades e subindo em direção à ponta da sobrancelha. Isso levanta o olhar.
- Aqui no segundo desenho, temos um exemplo de olhos separados. Nesse caso, devemos aplicar a sombra escura desde os cantos internos e esfumando nas extremidades, delineando bem o olhar. Como a sombra escura diminui, dá a impressão de que os olhos são mais juntinhos.
- Já no terceiro desenho, temos o caso de olhos juntos. A técnica da marcação do côncavo aqui é muito bem aplicada, pois ela dá profundidade ao olhar. Devemos usar sombras escuras nas extremidades e sombras mais claras nos cantos internos e na pálpebra móvel, pois a sombra clara aumenta. Isso acaba "abrindo" o olhar.
- Por fim, os olhos pequenos. No caso das japinhas, o ideal é demarcar o côncavo acima de onde ele realmente é. Como a pálpebra desse tipo de olho é bem caídinha ou juntinha, se demarcar o côncavo no próprio côncavo, ele não aparece e não adianta nada. Assim, marcando um pouco mais pra cima dá pra conseguir o efeito de profundidade, esfumando bem. Na pálpebra móvel, devemos usar sombras mais claras.

Falando mais especificamente da sombra como produto, também existem diversos tipos:


Sombra em pó: é a chamada "asa de borboleta". Normalmente é um pó bem soltinho, pode ser opaca, cintilante, shimmer, do tipo de pigmento e faz uma sujeira danada na hora de aplicar. Uma dica é usar fixador e/ou pincel úmido quando for aplicar.
Sombra compacta: é o tipo de sombra mais comum. Pode ser adquirida em embalagens unitárias, duos, trios, quartetos, paletas, etc. Normalmente é bem pigmentada e não esfarela na aplicação - mas isso varia de acordo com a qualidade da sombra. Pode ser utilizada com fixador ou não, depende da pigmentação da sua sombra.
Sombra em creme: sabe aquelas bisnaguinhas, ou aquelas sombras que a embalagem lembra a do gloss? Então, essa é a sombra em creme. Ela pode ser aplicada com pincel, aplicador (no caso da embalagem que lembra a do gloss) ou mesmo com o dedo. Normalmente ela tem o toque mais aveludado, mas também tem a tendência de acumular na dobrinha dos olhos.
Lápis-sombra: também chamado de "jumbo", é como se fosse um lápis de olho, só que mais gordinho. Pode ser opaco ou cintilante, pode ser usado especificamente como sombra ou como uma base para as outras cores a serem trabalhadas na make. Devemos aplicá-lo diretamente nos olhos e ir espalhando/esfumando com o pincel ou com os dedos.


Viram como a sombra é um item super curinga na nossa make?? Dá pra usar de vários jeitos, sempre respeitando o estilo de cada uma e valorizando o que nós temos de melhor!
E vocês, coisas lindas? Como gostam de usar a sombra? Fazem algo diferente na hora de passar sombra, conhecem alguma técnica legal??


Comentem!


Beijinhos,





2 comentários:

LipglossGirl disse...

Adorei o post, super informativo e útil :)

http://lipglossgirly.blogspot.com/2012/03/ausencia.html

Que Beleza! disse...

Obrigada, linda! Logo logo vem mais "Serve Pra Quê?" por aí!

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e/ou crítica construtiva.
Espero que gostem do nosso espaço.
Um beijo!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Charming Girl! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger